Evite prejuízos ao instalar envidraçamento de varandas – Sanglass

Cuidados com envidraçamento de sacadas para evitar prejuízos

As sacadas dos apartamentos são comumente associadas ao momento de descontração pelo seu contato com o meio externo. Seja para descanso ou para celebrações com os amigos, são ambientes cobiçados e valorizados por quem adquire um apartamento.

Há quem prefira, porém, criar uma forma de mantê-la fechada, com maior conforto e aconchego.

E ainda fazendo da área uma extensão da sala de estar.

Confira os cuidados com envidraçamento de sacadas para evitar prejuízos a serem tomados por quem deseja realizar essa reforma!

Conheça os 03 benefícios do envidraçamento de sacadas

Conforto

O envidraçamento de sacadas permite que estas estejam protegidas tanto do vento, quanto da poluição e do ruído externo característico de grandes cidades.

Os sistemas impedem a entrada de vento, chuvas, maresia, poeira e sujeira, contribuindo para criar um ambiente ainda mais confortável, e que pode ser utilizado em todas as épocas do ano.

Espaço

Em muitos empreendimentos, as varandas apresentam áreas que poderiam ser melhor aproveitadas pelos proprietários do apartamento caso tivessem uma proteção.

O fechamento de sacadas com vidro permite que estas se tornem parte da área de estar do apartamento, recebendo decoração apropriada e um uso mais intenso pelos moradores em muitos casos.

Instalação do sistema

O sistema pode ser instalado a qualquer momento da construção do imóvel, ou em qualquer momento posterior.

O local para a instalação do sistema deve ser analisado por um profissional, e os vidros podem apresentar diversas configurações, de acordo com as preferências e o uso que será dado a este espaço.

O ideal é que sejam utilizados vidros de segurança como o vidro laminado ou o vidro temperado com película de segurança.

Manutenção das sacadas com vidro

O fechamento de sacadas com vidro traz benefícios para o ambiente, contudo, por ser um artefato mecânico, requer manutenção constante.

Isso porque os materiais podem se deteriorar com o passar do tempo, já que estão expostos aos agentes externos, tais como o sol, a chuva e o vento.

Não deixe acumular sujeira na sua sacada

Isso é muito importante! Não somente para a estética, mas também para a conservação dos vidros da varanda.

Sendo assim, periodicamente limpe a vidraça e os trilhos, retirando a poeira e toda a sujeira existente.

Esse cuidado mantém o zelo, evita manchas, riscos e outros imprevistos, além de prolongar a vida útil da sua sacada com vidro.

Manuseie as folhas de vidro corretamente

Fazer isso evita problemas nas peças de rolamento e vedações, além de facilitar o deslizamento das folhas pelos trilhos, evitando que emperrem.

A maneira adequada de abertura se faz pelo destravamento da sacada, apoiando a folha pela parte que não está vedada. Aplicando leve força até que ela siga sua dobra de 90 graus, acompanhando o rolamento do vidro.

Esse é o processo de abertura, que deve ser feito folha por folha, com muito cuidado!

Revise o fechamento de varandas com vidro

Os cuidados recomendados acima garantem uma melhor conservação da varanda envidraçada, mas é recomendável a contratação de um profissional da área para uma avaliação periódica.

Sobretudo, preferencialmente a cada ano, mesmo que não haja danos aparentes.

Conheça os tipos de manutenção

  • Corretiva: faz os reparos após a identificação de avarias aparentes;
  • Preventiva: prevenção de defeitos, ou seja, antes que aconteçam;
  • Preditiva: também é preventiva, tomando-se precauções contra falhas nos equipamentos ou nos sistemas, fazendo acompanhamento por diversos parâmetros;
  • Detectiva: seu objetivo é detectar falhas ocultas ou dificilmente percebidas na operação e manutenção do objeto.

Problemas com a prefeitura

A área de varanda não é incluída na chamada área útil da unidade habitacional, e seu peso para o cálculo do IPTU costuma ser menor.

A partir do fechamento da sacada, a prefeitura do município pode entender que houve aumento da área útil do apartamento, e querer elevar o valor do IPTU.

Sobretudo, a forma como é entendida a questão do envidraçamento de varandas depende do município, podendo ser mais ou menos flexível. Para evitar surpresas, pesquise sobre o assunto e entenda como a prefeitura da cidade onde mora lida com esta questão.

Encrencas com o condomínio

Reformas como fechamento de sacadas com vidro interferem na fachada do edifício, de forma que, antes de qualquer coisa, você deve se certificar se o condomínio onde mora permite a prática.

Além disso, detalhes como as cores do vidro e os perfis são normalmente determinados em convenções internas do condomínio,

de forma a definir um padrão, mantendo a unidade visual do edifício.

Questões técnicas

Deve ser analisado por um especialista qual o projeto mais adequado para o edifício,

tanto pela estética da fachada quanto por questões de segurança.

Os vidros instalados geram um peso extra na estrutura, que pode não ser suportado em alguns edifícios.

Sendo assim, além de se informar com relação à lei do seu município e as normas do condomínio,

procure um parecer técnico, de forma que a alteração seja realizada de forma segura.

Segurança

Entrou em vigor em fevereiro do ano passado a norma técnica no16.259/2014 da

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que trata dos sistemas de envidraçamento de sacadas: requisitos e métodos de ensaio.

Contrate uma empresa que respeite a norma da ABNT, de forma que seu projeto seja realizado de forma segura e apropriada para o apartamento.

Portanto, os cuidados vão desde a correta medição do espaço de instalação até a escolha adequada dos vidros.

Conheça a Sanglass!

A Sanglass é líder nacional da indústria de vidro e alumínio e conta com mais de mil colaboradores em todo o território nacional.

Possuímos sedes próprias no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Totalizamos uma área fabril de 5.000m2, a fim de garantir maior agilidade e eficácia nos processos produtivos.

Além disso, possuímos certificação (SQG) Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001 e o prêmio de melhor empresa 5 anos consecutivos de 2012 a 2016, na opinião e satisfação de mais de 5.000 síndicos e administradores de condomínios.

Clique aqui e faça um orçamento online.

 

17/11/2020

Noticias